segunda-feira, 7 de março de 2016

Ilha do mel - PR

Mais uma história de viagem dentro da viagem ;)
Fomos para Curitiba no carnaval e aproveitamos para passar um dia na Ilha do Mel. Compramos antecipadamente o bilhete rodoviário pela internet (cerca de R$ 65,00 ida e volta), o primeiro horário para ida e o último horário para a volta. A rodoviária de Curitiba é bem fácil de se localizar, assim não enfrentamos nenhuma dificuldade nessa empreitada.

Chegando em Pontal do Sul, permaneça no ônibus, pois a última parada que é no porto dos barcos (após a rodoviária). Lá você tem várias opções de travessia até a ilha, barcos e lanchas. Optamos por ir de barco (cerca de R$ 40), que faz a travessia de 30 em 30 minutos, tanto para ir quanto para voltar (sendo a última às 19h30).

Chegamos a Ilha e o tempo estava chuvoso. Descemos em Brasília e seguimos a trilha para a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. É preciso estar preparado para caminhar e fazer a trilha, pois como estava meio chuvoso, tivemos que passar por barro, areia, mar, poças de água e tudo mais. A caminhada durou cerca de 1h (4km) e nesse meio tempo o tão aguardado sol apareceu!!

Trilha a caminho da Fortaleza

Nosso próximo destino era o Farol das Conchas, mas a caminhada de volta era bem maior que os 4 km, por isso escolhemos pegar um táxi náutico. O transporte na Ilha pode ser feito apenas a pé, de bicicleta ou por táxi náutico.

No Farol das Conchas subimos os 150 degraus e, apesar do cansaço, tivemos a vista mais incrível da Ilha. Vale muito a pena. Como o dia já estava quente, aproveitamos o mar da Praia de Fora, que estava quentinho, com ondas e transparente. Uma delícia!

De cima do Farol das Conchas

Praia de Fora

Fizemos a trilha de volta ao centrinho da Ilha (Brasília) e pegamos um outro táxi náutico até Encantadas (você pode fazer trilha até lá também, mas é beeeeeeem maior!). Em Encantadas aproveitamos para fazer um almoço/lanche no Restaurante Toca da Ilha, bem indicado no Tripadvisor pelo custo x benefício (prato comercial R$ 40 para 2 pessoas com camarão!).

Seguimos a trilha até a Gruta das Encantadas, onde reza a lenda que as Sereias usam seu canto para atrair barco e naufragá-los. Como a maré já estava mais alta, preferi ver a gruta de longe, mas ela é muito bonita, e para os mais seguros de si, podem descer e entrar nela.

A caminho de Encantadas

Gruta das Encantadas

Finalizamos o dia na Praia da Bóia, que fica ao lado da Gruta. Mar perfeito! Neste nosso bate e volta, saímos de Curitiba às 6h30 e voltamos às 22h, é cansativo mas vale muito a pena para conhecer lindos destinos assim.

Se você quiser ficar mais tempo, a Ilha do Mel possui muitas pousadas interessantes. De noite não há iluminação pública, portanto é recomendado que se leve lanterna. Assim como, se você for passar o dia, esteja sempre munido de: garrafa de água, algum lanchinho, protetor solar, roupa para banho e óculos de sol. Ahh e uma boa câmera fotográfica ;)