quarta-feira, 11 de novembro de 2015

As diferenças do açúcar!

Chegamos naquela época contraditória do ano: por um lado queremos fazer dieta, focar no projeto verão e ficar linda e saudável; por outro lado estão chegando as festas de final de ano, muita comida boa, confraternização, espumante, drinks...

Nem 8 nem 80, sempre há a possibilidade de aliar as duas coisas, de equilibrar na balança, e isso vai de acordo com a rotina e a alimentação de cada um. Hoje trago as definições e diferenças do açúcar, para que você saiba o que está comprando e principalmente consumindo.

Lembrando que estas informações foram extraídas da internet (não sou profissional no açúcar não) e infelizmente não me recordo da fonte, mas se alguém souber pode deixar nos comentários que eu edito a postagem.

Lembrando também que se você cozinha ou vai fazer alguma receita especial, é bom verificar qual o açúcar melhor para ela - nem sempre o mais saudável é o que deixa aquela sobremesa perfeita, faça testes e encontre o equilíbrio.

As diferenças do açúcar

- Mascavo:
É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraída depois do cozimento do caldo de cana, minimamente processado e sem refinamento, conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais.
A melhor opção e mais saudável, porém tem um sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar e pode alterar o sabor e a cor das preparações.

- Demerara:
Ele passa por um leve refinamento, não recebe nenhum aditivo químico e tem valores funcionais altos, parecidos com o do açúcar mascavo.
É uma opção bem interessante para quem quer melhorar a alimentação e optar por um açúcar mais natural, sem alterar o sabor e a cor das receitas.

- Cristal:
É o açúcar que possui cristais grandes e transparentes, encontrado também em cubos, são mais difíceis de serem dissolvidos em água.
Passa por um refinamento que retira 90% dos nutrientes e a partir dele são obtidos outros tipos de açúcar, como o refinado e o confeiteiro.

- Refinado:
Também conhecido como o açúcar branco é o mais comum nos supermercados.
Passa pelo processo de refinamento e utiliza aditivos químicos como o enxofre para tornar o produto branquinho, porém acaba eliminando as vitaminas e sais minerais, ficando apenas as calorias.

- Light:
Esse açúcar surge da combinação do açúcar refinado e adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina.
Sua composição adoça 4x mais que o açúcar comum, e sua principal característica é por ter menos calorias, porém tem uma quantidade excessiva de aditivos químicos.


Aqui em casa utilizamos o açúcar cristal, fica bom nas receitas e é um intermediário entre o mais saudável e o nem tanto.  Mas fiquei com vontade de testar receitas com o demerara, alguém aí usa? é bom? Vale também dar uma pesquisada nos preços (que pela inflação estão altíssimos) para avaliar o mais em conta.

#ficadica ;)

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