quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Semana Farroupilha: mitos e verdades

Seguindo a programação de postagens comemorativas a semana farroupilha, hoje vou trazer alguns mitos e verdades sobre a cultura gaúcha. E se vocês tiverem mais dúvidas e curiosidades, podem deixar nos comentários que eu respondo ;)

1. Vocês sempre andam vestindo trajes típicos.
MITO. Claro que não né gente, até porque ia ser difícil fazer todas as atividades do cotidiano vestida de prenda hahahah No interior e em fazendas ou sítios, é mais comum ver homens com as vestimentas tradicionais, mas não com o traje completo. Utiliza-se bastante a bombacha e a alpargata. Durante a Semana Farropilha, é comum ver as pessoas na rua vestido a caráter, de crianças a adultos, isso porque há bastante eventos comemorativos em escolas e CTGs (Centro de Tradições Gaúchas).

2.Todo domingo vocês comem churrasco.
MEIA VERDADE. Sim, é comum o domingo ser churrasco com salada de batata. Mas não é um item obrigatório, às vezes se faz outros tipos de prato. Mas posso dizer que 80% das vezes é churrasco sim.

3.Todo mundo escuta música gaúcha.
MITO. Música é gosto pessoal né, cada um escuta o que lhe é preferido. Mas é impossível dizer que alguém não goste ou não saiba pelo menos 1 música gaúcha, aqui no Estado.

4. Todo mundo sabe o hino do Estado.
VERDADE. Nos períodos da escola, no Ensino Fundamental, é bastante trabalhado com as crianças as nossas culturas e o hino. Assim, desde pequenos, nós já nos acostumamos a cantar o hino e saber ele todo.

5. Aí só faz frio.
MITO. Na verdade, antigamente, aqui se fazia bastante frio no inverno e bastante calor no verão. Atualmente, com as mudanças climáticas, tudo tem variado um pouco. Esse ano, por exemplo, não fez muito frio, foram poucos períodos de frio de verdade. Mas, o normal são as estações bem definidas.

6. Aí neva.
MEIA VERDADE. Na verdade, a ocorrência da neve não é comum. Quando ocorre é só na Serra e em períodos curtos (e nem sempre é muita neve). Aqui na minha cidade, soube que nevou uma vez, há muitos muitos anos atrás. 

7. O Estado só possui atrações turísticas na região da Serra - Gramado e Canela.
MITO. Gente, o RS é rico em cultura, tradição e belezas naturais. Temos belas montanhas, campos e praias. Nosso turismo vai muito além da Serra Gaúcha. ;)

Então é isso, mais dúvidas ou curiosidades, me perguntem nos comentários. :)
Beijos ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário