segunda-feira, 7 de julho de 2014

Pão de Iogurte :)

De todos os pães que já fiz, o pão de iogurte é um dos favoritos! Ele fica com uma casquinha crocante por fora e bem macio por dentro, não tem como não comer tudo bem quentinho :)

Como sou muito legal para vocês (hahahha), vou liberar a receita e você vão poder provar essa belezura na sua casa. Aproveite que está frio, largue a preguiça de lado e bora fazer um pão caseiro!!


Pão de Iogurte

Em um prato fundo de vidro deixei um potinho de Iogurte natural integral (não lembro quantas gramas tinha, mas era no tamanho normal). Esquentei por 20s no microondas. Adicionei a ele 1 xícara de farinha de trigo, 20g de fermento biológico seco (especial para pão, você encontra em qualquer mercado) e 3 colheres (sopa) de açúcar. Mexi bem, tapei com um pano de prato e deixei dentro do micro até fermentar e crescer - cerca de 30 minutos.




Em uma bacia grande adicionei 2 ovos, 1/3 de manteiga com sal - levemente derretida também no micro, 1 colher rasa (chá) de sal, uma pitada de erva doce e a mistura já fermentada. Mexi bastante e fui adicionando farinha de trigo. O ponto certo da farinha é quando a massa não está mais grudando na sua mão. Cuidado para não colocar muita farinha se não o pão fica massudo. 


Após a massa desgrudar na mão, sove bem o pão (quanto mais sovado, mais "folhado" ele fica) e reserve por cerca de 1 hora para a massa crescer, fiz a mesma coisa que com a mistura acima, tapei e deixei no micro. Passado esse tempo, unte com óleo e farinha duas formas de pão médio. Separe a massa em dois e molde para a forma utilizada. Faça um risco com a faca no centro para a massa respirar e reserve por mais 1h para crescer.


Asse em fogo brando por cerca de 30 minutos ou até ele fica douradinho por fora. 


Gostaram da receita? Comentem aí!
Beijos ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário