domingo, 22 de junho de 2014

XIS-TUDO

Aqui no Sul, uma comida típica é o xis, que em outros estados também pode ser conhecido como hambúrguer, bauru , entre outros. A ideia do xis é ser um big hambúrguer, com muitas delícias dentro, sem medo de ser feliz!! (dieta só na segunda hahaah)

Aqui em Santa Maria-RS, você encontra várias lancherias especializadas em xis. E o cardápio é variado, tem xis salada, xis completo, xis galinha, xis strogonoff, xis calabresa... tem umas que já inventaram até o xis doce (mas esse eu ainda não provei hahaha)!! Essa lancherias também são famosas por venderem cachorrão, ou seja, um cachorro quente grande e prensado.

Esses dias então resolvi fazer um xis caseiro e trazer para vocês a delícia. Ele facilmente imitaria um chivitos uruguayo ~ lembrando que aqui no Sul temos várias culturas próximas aos hermanos, justamente pela aproximação geográfica ;)

O ideal do xis é ser prensado, e fica muuuuito melhor assim. Eles prensam com chapa quente, mas você pode prensar com grill ou até mesmo com frigideira. Neste dia infelizmente não conseguir prensar. Vamos a receita então? :)



XIS-TUDO

Comecei pelo hambúrguer:
Em uma bacia juntei meio quilo de carne moída com sal, pimenta do reino e 1 caldo knorr de carne dissolvido em água quente (1/4 de copo de água já basta). Misturei isso tudo à farinha de trigo para dar liga e montar os hambúrgueres. Após isso, passei na farinha de rosca e fritei em óleo quente. Uma versão mais light seria assar, mas nunca testei para ver como fica.


Acompanha uma London Porter gelada hummmm

Como seria um XIS-TUDO, fritei calabresa em pedaços em uma frigideira separado.

Dourei rodelas de cebola na manteiga e adicionei uma colher de açúcar, deixando elas carameladas.

O ideal é comprar um pão sovado grande, encontrei na padaria do mercado. Você pode adaptar para um pão menor ou então fazer uma receita de pão caseiro e moldar assim.

Vamos para a montagem:
- Corte o pão ao meio, deixe o topo separado;
- Passe maionese na base e coloque o hambúrguer;
- Coloque as cebolas e a calabresa;
- Coloque ketchup;
- Alface crespa;
- Ovo frito (opcional, alguns não tiveram ovos);
- Queijo fatiado;
- passe manteiga no topo do pão e doure levemente na frigideira, após isso coloque em cima finalizando seu XIS-TUDO.



Ficou tãoo bom, mas não se intimide, quase ninguém conseguiu terminar seu xis aqui em casa hahah

O bom do xis é que seu recheio pode ser bem variado, então faça com o que gosta e com o que tem em casa. Aqui eles utilizam também milho, ervilha, batata palha, entre outros. Uma comida bem gordinha para a gente pensar na dieta só amanhã hahaha :)

Boa semana corujas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário