quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mousse de Maracujá e Cassata de Bis

Como foi o dia das mães de vocês?

Garanto que, de uma forma geral, todos foram repletos de comidas deliciosas, doces e salgadas. Eu passei o dia das mães na casa da avó do meu namorado. E, como toda boa casa de vó, teve muita coisa boa, galeto, linguiça, saladas de todos os tipos (todos mesmo!), arroz chinês delicioso feito pela Tia Joce, entre outras coisas. Os almoços na casa dos Aguiar é sempre felicidade (tristeza apenas pra dieta,que não há como prevalecer). No quesito doces, há sempre tipos variados mas tem um que não pode faltar, por ser de agrado geral, que é o Mousse de Maracujá.

Dessa vez os doces ficaram por conta da comadre Paula, ela fez além do Mousse, a Cassata de Bis. Ficou tão tão bom, que eu tive que pegar a receita e trazer para vocês. E, se dia das mães é todos os dias, vamos fazer essas delicias jáá :)

Anotem aí:


Mousse de Maracujá

1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 medida de suco concentrado de maracujá
Polpa de 3 maracujás médios
3 colheres de açúcar 
2 colheres de água

Colocar no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá. Bater por volta de 3 minutos em velocidade máxima. Colocar em um refratário ou em porções individuais. Levar à geladeira por no mínimo 6 horas (eu gosto de fazer de um dia para o outro).

Preparo da calda:
Colocar em uma panela a polpa dos maracujás com o açúcar e a água em fogo médio, sempre mexendo até que dissolva bem o açúcar. Baixar o fogo para que não queime e deixar reduzir a calda de 3 à 4 minutos. Deixar esfriar e colocar por cima do mousse (não pode estar quente senão derrete o mousse)


Cassata de Bis

1 caixa de bis (branco ou preto - esta receita foi feita com o branco pra não ficar tão doce)
1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite
3 ovos
8 colheres de açúcar
350 ml de leite
2 colheres de maisena 
4 gotas de essência de baunilha (opcional)
Raspinhas de limão (opcional)

Preparo creme amarelo:
Colocar numa panela o leite, as gemas peneiradas (para tirar a pele da gema e não ficar com um gosto ruim), o leite condensado, a baunilha, as raspinhas de limão e a maisena ainda fora do fogo. Mexer bem para misturar tudo, colocar no fogo médio e mexer sempre até que o a mistura vire um creme liso e homogêneo e se desprenda da panela. Reservar e deixar esfriar até que fique morninho (ponto de papinha de bebê pra não derreter o chocolate do bis).

Preparo creme branco:
Bater as claras em neve até que fique bem duro, acrescentar o açúcar e bater até que tenha consistência de suspiro. Colocar o creme de leite e misturar delicadamente sem bater na batedeira.

Pique em pedaços todos os Bis.

Montagem:
Colocar em um refratário o creme amarelo, por cima boa parte dos Bis picados (reservar um pouquinho pra enfeitar o doce) e depois o creme branco. Polvilhar com o Bis picadinho. Levar à geladeira por no mínimo 4 horas (eu gosto de fazer de um dia para o outro).
______
Se fizerem, contem aí o que acharam!
Obrigada Paula por ceder as receitas ao blog :) 
Beijos corujas ♥

Um comentário:

  1. Comi que nem uma morta de fome kkkkkk amei a variedade de saladas, amoooo, tinha a tradicional de maionese, de cebola e tomates, vagem, azeitonas , cenoura, beterraba, verde em geral, todas que a mente pode imaginar, ameiiiii!!!

    ResponderExcluir