quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Noite dos crepes franceses!

Semana de muito calor por aqui e correria para deixar o blog do jeitinho que a gente gosta :) Se tudo der certo, amanhã será o lançamento oficial dele! - Tcharam!!

Enquanto isso, sexta-feira passada resolvi fazer uma surpresa para meus amores, uma janta diferente, ousada e criativa: a Noite dos Crepes Franceses!


Para a decoração, imprimi um cartaz com o menu especial e as plaquinhas de mesa (se vocês quiserem posso disponibilizar o arquivo para download) e utilizei uma Torre Eiffel que trouxe de viagem. Foi bem simples assim, mas com muito amor. Gostaria de ter colocado umas florzinhas vermelhas, mas como foi tudo decidido de última hora não tive tempo de comprar.


Escolhi o menu com 3 sabores de crepes salgados e 1 doce, para ser a sobremesa. Para a entrada, um crepe gelado de atum. Logo em seguida um crepe mais encorpado de frango ao molho e o tradicional de queijo. Na sobremesa, um de chocolate para agradar a todos os gostos.

Claro que o menu é você que faz e pode ser com inúmeros recheios, crie o seu rodízio e inove! (eu já fiquei louca de vontade de testar de doce de leite e de Romeu e Julieta hummm)

Sugiro que você faça os crepes por parte para não ser um trabalhão! Primeiro prepare os recheios e reserve. Depois faça todas as massas. Monte os crepes de acordo com os sabores e esquente no micro (menos os gelados!). Por último decore e leve a mesa.


A massa fiz a mesma receita para todos - até para os doces. Mas se você quiser deixar beeeem doce, pode fazer a massa com mais açúcar. Pronto para anotar a receita??

Massa para Crepes Franceses

* Rende 15 crepes médios, o que faria conforme o seu disco. Para a nossa noite, aumentei um pouco e fiz 20 crepes.

Bata tudo em um liquidificador ou mixer:
4 colheres de amido de milho, 
2 xícaras de  farinha de trigo,
4 xícaras de leite,
2 ovos,
3 colheres (sopa) de azeite,
2 pitadas de sal,
1 pitada de açúcar,
pimenta-do-reino a gosto.

Lembrando que você pode adicionar outros temperinhos do seu agrado. :)


Crepe de Atum:
Utilizei 1 lata de atum ralado misturado com maionese, leite, páprica picante e ketchup. Tudo a olho e a gosto. Só tente não deixar muito aguado, mais consistênte.


Crepe de frango ao molho:
Frango desfiado com molho vermelho tradicional. Decorei com um pouco de molho e muita batata palha.


Crepe de queijo:
Queijo mussarela ralado e orégano. Dei uma molhadinha também com molho 4 queijos pronto (que você compra em caixinha no mercado). Decorei com mais um pouco do molho 4 queijos e queijo parmesão ralado.


Crepe de chocolate:
Ganache de chocolate meio amargo. Derreta o chocolate meio amargo no microondas por uns 3 minutos (pare na metade do tempo e mexa pra não queimar!), após isso adicione 1 caixa de creme de leite. Decorei com um pouco do chocolate e coco ralado.

Aqui em casa todo mundo aprovou e ficou pedindo mais. Agora falta você testar ;)

Se gostou do post, comenta aí! ♥ 

2 comentários: