quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Inspire Food: Saladas!

Muita gente tem preconceito com saladas, ou acreditam que elas são apenas coadjuvantes de uma boa refeição. Atualmente esta visão está mudando bastante e as saladas estão entrando com tudo nas nossas mesas, seja no mais simples jantar a mais sofisticada festa!

E há inúmeras ideias para você criar, inovar e surpreender na salada, deixando ela ser a protagonista da sua refeição. Vocês também podem utilizar diversos tipos de molhos especiais comprados no mercado ou feitos em casa, até já trouxe a receita de um deles aqui - Molho de Coentro. Separei algumas pinadas para inspirar vocês nessa categoria.

Lembrando que além de incrementar nos ingredientes, uma boa apresentação tem toda a diferença nas saladas, inspire-se!

Misture cores, como o verde com o laranja e branco. Quanto mais colorido, mais rico em nutrientes é a sua salada.
Se não quiser misturar, disponha em listras. Inove na apresentação!
Salada em ricas camadas dão um diferencial se apresentadas em pratos fundos transparentes. Aproveite para unir verduras, frutas e legumes com gostos combinantes.
Essa ideia é ótima! Utilize a base alfaces, abóbrinhas, berinjelas.. para dispor um recheio gelado, ao exemplo do atum com tomates. Com exceção do alface, as outras bases também podem receber recheios quentes.
Servir em porções individuais é uma ótima escolha para um jantar mais requintado, mas que não tenha muitos convidados, criando uma particularidade especial. Se forem convidados da família, experimente utilizar saladas personalizadas, com o gosto pessoal de cada um.
Se a salada for só para você ou no dia-a-dia e você só possui um ingrediente em casa, não tem problema! Utilize um bom tempero de ervas com azeite, shoyu ou vinagre, ou faça uso de molhos especiais para saladas. E mesmo sendo só para você, capriche na apresentação! ;)

Tanto legumes quanto frutas podem ser servidos em espetinhos! Ótima pedida para festas maiores, criando um clima tropical e de finger food. Experimente utilizar como suporte para os palitinhos próprios ingredientes da salada, como a Melancia, por exemplo.

Por último, uma nova moda que anda circulando pela internet são as saladas em compotas. Ainda não testei, não sei como fica, mas elas tem uma ordem certa e alguns ingredientes não recomendados (vale dar uma pesquisada antes de se aventurar nesta). É uma ótima escolha para quem não tem muito tempo e quer saborear uma boa salada caseira. 



Amanhã viajarei para a praia, relaxar e descansar um pouco neste feriado! Espero que todos vocês aproveitem, criem e inspirem-se bastante neste tempinho. Segunda volto a todo vapor para a nossa tradicional decôr da semana :) Bom feriadão!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário