sábado, 20 de julho de 2013

Inspiração #02: COMIDAS!

Chegamos a nossa segunda inspiração! :)

Dessa vez convidei vocês a enviarem para cá fotos de receitas que vocês fizeram ou que inspiraram vocês, poderiam conter ou não a receita, como vocês achassem melhor. O importante é criarmos essa rede de inspirações para todos nós.

Então, um final de semana gostoso e cheio de delicinhas para todos vocês, meus amigos! ♥

Começamos por um pão de domingo, que fiz para um delicioso café da tarde, afinal nada melhor do que um pão quentinho ainda mais no inverno! :)



A Caubi, do blog Casa da Caubi, enviou esta foto incrível de ganache de chocolate com raspas de tangerina, uma receita do chef famoso Jamie Oliver. 


Minha mãe, Deise Ferrer, enviou esta foto de Vatapá: "O que me inspira é o cheiro e o gostinho do Vatapá, comidinha baiana que minha mãe fazia e era uma delícia.Tenho muitas saudades dela, da minha infância e do gostoso vatapá!!"
Receita:

Vatapá de Camarão

1/2 kg de camarão descascado e lavado, sem cabeça e rabo; 2 cebolas médias; 2 tomates; 1 leite de coco; 1 azeite de dendê; Cheiro verde picado; 10 pães; 2 pimentas cheirosas; Sal e pimenta (malagueta ou murupi) a gosto.

Refogue o camarão com 3 colheres de dendê junto com a cebola, o tomate, cheiro verde e pimenta cheirosa, reserve. Bata no liquidificador os pães com aguá, para 2 pães, 
1 copo de água. Despeje o pão batido muna panela e leve ao fogo. Deixe ferver, mexendo sempre. Ele começará a engrossar. Quando começar a ferver acrescente o restante do dendê. Acrescente o camarão refogado. Adicione o sal e pimenta, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Quando estiver quase pronto misture o leite de coco e retire do fogo.


*Quanto mais velho o pão mais consistente fica o vatapá.


A Cibele Rubim enviou uma foto sobre o seu bolo de chocolate: "Dentre tantos pratos, esse bolo tem o meu prestígio. Sempre que possível, principalmente quando recebo aquelas visitas de "passar a tarde" procuro fazer essa receita de Bolo de Chocolate, por isso, é o legítimo Momento Delícia do dia. É pratico de fazer e delicioso de comer! E para dias chuvosos, como hoje, é uma boa pedida para quem quer inovar, saindo do tradicional Bolinho de Chuva ou das Pipocas."
Receita:

Massa:
Em um recipiente - A massa pode ser feita na batedeira ou a mão, é super simples. - coloque para bater os 3 ovos. Em seguida, acrescente 1 xíc. de leite e 1/2 xíc. de azeite. Despeje 1 xíc. de achocolatado em pó e 1/2 xíc. de açúcar - Agora pode ser um bom momento para já ir ligando o forno para esquentar.Despeje aos poucos 3 xíc. de farinha de trigo.Após misturar/mexer bem esses ingredientes acrescente 1 colher (sopa) de fermento, pode estar bem cheia. Para untar a forma espalhe a margarina e cubra com açúcar - Quando o bolo estiver pronto e desenformado criará uma casquinha crocante por fora que fica uma delícia. Com o forno já aquecido, colocar o bolo e deixar uns 40 min em 200°C. 

Esse bolo é super gostoso sem ou com cobertura. Eu faço 3 tipos diferentes de cobertura.

Cobertura 01 - BRANQUINHO
Em uma panela com fogo baixo, colocar o 1 lata de creme de leit e 1 lata de leite condensado. Mexa bem até ficar mais consistente - Derrame sobre bolo ainda quente. Por fim, decore com granulados de chocolate preto - É opcional.

Cobertura 02 - BRIGADEIRO 

Em uma panela com fogo baixo, colocar o 1 lata de creme de leite, com 1 lata de leite condensado e 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó. Mexa até homogenizar os ingredientes e - Espalhe no bolo ainda quente. Para servir, polvilhe granulados de chocolate branco - Opcional.

Cobertura 03 - CHOCOLATE DERRETIDO 

Em uma panela com fogo baixo, colocar o 1 colher (sopa) de margarina, com 2 colheres (sopa) açúcar, 1/2 copo (americano) de leite e 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó. Mexa até homogenizar os ingredientes e dar firmeza a calda - Coloque no bolo ainda quente. 


A Gabrielle Lencina enviou uma foto de seus pastéis assados de requeijão com calabresa!


A Bibiana Moares enviou uma foto de seu filé de frango com crosta de queijo!


A Elisa Ferrer, enviou uma foto do blog Monta Encanta, de uma receita que muito inspira e ela ainda quer fazer: Bolo de caneca de Nutella.


Espero que vocês gostem e aproveitem as inspirações e receitinhas, em breve posto mais uma temática para vocês :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário