sábado, 22 de junho de 2013

Os quitutes da Festa Junina!!


Neste domingo comemora-se o dia de São João. Este santo é um dos verdadeiros motivos para as festas juninas, que no inicio eram apenas simples quermeses. No norte do país, as tradições juninas ultrapassam o mês de junho, com muita festa e arraiá. Aqui no sul, as comemorações são mais discretas e não tão comuns. Mas, festa ou não, todo mundo adora se deliciar com os quitutes juninos.

Aproveitando que a família tava reunida para  ver o jogo do Brasil, resolvi organizar uma "mesa junina" para entrar no clima do friozinho que tá fazendo por aqui. Para decorar então, fiz bem simples, utilizei uma toalha branca e uma com chita, fiz bandeirinhas de papel com barbante e bandeirinhas rosa com palito para decorar as comidinhas.


Para o cardápio, só comidas tradicionais: pipoca, carrapinha, bolo de fubá e quentão. A pipoca foi aquelas de manteiga de microondas, fácilzinha. O resto, eu e minha mãe nos dividimos para fazer. Agora trouxe as receitinhas para vocês aproveitarem e fazerem em casa. Anotem aí :)


Em uma panela grande, misture 3 xícaras de vinho tinto, 1 xícara de água, 1/2 xícara de cachaça, 3 xícaras de açúcar e canela em pó a gosto (pode colocar cravo e gengibre também, conforme você achar melhor). Misture bem em fogo alto até levantar fervura. Após isso desligue e sirva quente!




Em uma panela média (conforme quantidade de amendoim) junte 2 xícaras de açúcar com 10 colheres de sopa de achocolatado em pó e 2 xícaras de água. Misture bem em fogo alto, vai levantar fervura mas você continuará mexendo até ficar em ponto de calda (bem espesso). Desligue do fogo e adicione meio pacote de amendoim (usamos o sem casca, já pronto). Vá mexendo com uma colher de pau até secar. Sirva em potinhos!




Bata 2 claras em neve. Adicione 2 colheres de sopa de açúcar e 3 colheres de coco ralado e reserve. Em outra vasilha, bata 2 gemas com 2 colheres de manteiga. Adicione a esta mistura 1/2 xícara de açúcar e bata bem. Adicione 1 xícara de água morna, 1/2 xícara de leite, 2 xícaras de farinha de fuba e 2 xícaras de farinha de trigo. Bata bem. Com uma colher, incorpore as claras em neve e o fermento a gosto com a misture. Unte a forma com farinha de fubá e leve ao forno. Após pronto, sirva em quadradinhos.



Bom arraiá! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário