sábado, 25 de maio de 2013

A minha tentativa de "Naked Cake"!

Bom sábado OL (owllist) leitores :)

Hoje é aquele legítimo dia para ficar em casa, descansando, curtindo um solzinho como uma bergamota bem docinha! Mas eu quis aliar a tudo isso uma experiência nova, e logo me surgiu a ideia de tentar fazer um Naked Cake - para quem não sabe é uma nova tendência para bolos, na tradução literal "bolos pelados", já trouxe um post sobre este assunto aqui

Aproveitei também que hoje é dia de comemoração por aqui, eu e o namorado comemoramos todos os mêsaniversários de namoro, pois nosso lema é comemorar todos os pequenos momentos da vida, e mêsaniversário é um grande momento!! Peguei a minha nova aquisição, uma forma em formato de coração (comprei pela Avon, é barata mas é pequena também... serve bem umas 4 pessoas - com repetição) e parti para a cozinha.

Meu medo era que ficasse um bolo enjoativo, então decidi fazer um bolo simples de coco e baunilha. Confiram a receita:

Bolo de Coco e Baunilha


Bata 3 claras em neve até das o ponto, após isso adicione 1/2 xíc. de açúcar. Reserve. Em outra vasilha bata 3 gemas com 1/2 xíc. de açúcar. Adicione a isto 1 caneca de água morna e 3/4 de caneca de óleo, dê uma mexida de leve (para não saltar para fora e fazer sujeira extra). Adicione 4 canecas de farinha de trigo e 1 colher de chá de essência de baunilha, bata bem. Retire a batedeira e comece a mexer com a mão. Adicione então 1 xíc. de coco ralado, mexa. Adicione as calaras em neve reservadas e misture calmamente até incorporar bem. Por fim adicione o fermento, pode colocar 1 colher de sopa ou o quanto achar necessário. Unte a forma e coloque para a assar.

Essa receita deu duas fornadas do bolo, o que era o esperado para que o naked cake ficasse perfeito. Se a sua forma for grande, talvez você tenha que dobrar a receita.

Para o recheio, resolvi fazer de leite condensado, bem simples. Confiram a receita:

Recheio de Leite Condensado

Em uma panela adicione 1 cx de leite condensado, 2 colheres de manteiga, 1 xíc. de leite e 2 colheres de sopa de maizena (amido de milho). Misture bem e espere dar ponto de brigadeiro (até desgrudar da panela). É importante que fique bem consistente para que o recheio não escape para os lados.

Montagem:

Um detalhe muito importante é q ambos os bolos quanto o recheio é preciso deixar esfriar um pouco. Quente pode virar um desastre!


Coloque o recheio mais para o centro do bolo, deixe bem alto. Ao posicionar o outro bolo por cima, você dá uma leve apertada e o recheio vai mais para os cantos.

Em cima polvilhei açúcar confeiteiro. Ahhh esse coração pequenininho de cima, foi um detalhe extra. Fiz em uma frigideira de coração que comprei na Accessorize London, só adicionei um pouquinho de chocolate para dar uma diferença. Grudei esse bolinho com um pouquinho do recheio. 

Nem preciso dizer que o namorado amoou né! :)
E vocês também vão amar essa experiência. Aproveitem! ♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário