sábado, 20 de abril de 2013

Salada especial de Grão de Bico.

Sábado da alegria! :)
Hoje trago uma receita mais light de uma salada que é ótimo acompanhamento para peixes, carnes e frangos. A estrela da noite é o grão de bico:

"O grão-de-bico é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos. O grão-de-bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol." 

Então, o grão de bico é encontrado facilmente em todos os grandes mercados, procure ele perto dos grãos (feijão, arroz). Se você comprar seco, deverá cozinhá-lo (pode ser em panela de pressão, tal como o feijão e a lentilha) e após isso retirar a casca grão por grão. Você também encontra ele pré-pronto em conserva, perto dos enlatados (ervilha, milho). Este que usei nesta salada, comprei em um conserva numa caixinha. O gosto é relativamente o mesmo, não senti muita diferença.

Vamos a receita:

Pique 1 pimentão amarelo e 1 pimentão vermelho em pequenos cubos. Junte em uma vasilha o grão de bico,  os pimentões e ervilhas (sugiro as congeladas que são mais consistentes). Lembrando que são sugestões de como eu fiz a minha salada, você pode mudar como achar melhor ou combinar mais com o seu gosto.

A salada está pronta. Você pode comer ela assim ou então temperá-la. Trago 3 opções de temperos que combinam com a salada:

- Usando molho Shoyu;
- Usando sal e vinagre de maçã;
- Usando sal e azeite de oliva.


Aproveitem! :)

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