terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Corrigindo os erros na cozinha!



Ta aí uma coisa que ninguém fala. É visto que todo mundo um dia já errou na cozinha, mesmo seguindo as receitas totalmente. Eu por exemplo tenho uma dificuldade imensa de fazer um bolo que cresça bonito e vistoso. Normalmente temos facilidades em preparar alguns pratos e dificuldades em fazer outros. Há quem prepare um brigadeiro magnífico e salgue demais uma massa. E há quem prepare o melhor quiche do universo e erre nas tortas doces. Convenhamos, até os mais famosos cheffs já erraram, nós também podemos haha :)

Mas há alguns erros que são reversíveis e você não precisa desperdiçar a sua comida. Dependendo da mágica ninguém vai nem perceber e sua janta será salva! Então caderninho na mão e lá vão as dicas. 




  • O alface murchou?

Mergulhe as folhas em água gelada e deixe por aproximadamente 30 minutos. Escorra bem ou passe pela centrífuga e leve à geladeira por alguns minutos. Depois, podem ser usadas imediatamente, como se estivessem frescas.

  • A maionese caseira não deu certo?

Coloque uma colher de sopa de água fervente em um recipiente fundo. Adicione a maionese e bata com um batedor de arame. Para quem quiser tentar fazer em casa o creme, anote: coloque no liquidificador um ovo inteiro cru, uma colher de mostarda e uma de vinagre, sal e pimenta a gosto. Dê uma batida para misturar e acrescente devagar óleo comum (não azeite) em fio, até o liquidificador parar de girar. Desligue, dê uma mexida leve com a colher e ligue de novo. Se girar, coloque um pouco mais de óleo. Repita até ficar na consistência desejada.

  • Exagerou no limão?

Acrescente uma pitada de bicarbonato de sódio para tirar o azedo.

  • Esqueceu o sal do arroz?

Coloque sal em ¾ xícara (chá ) de água fervente e despeje sobre o arroz na panela. Leve ao fogo baixo novamente e deixe secar.

  • O arroz grudou no fundo?

Coloque a panela sobre um pano molhado para eliminar o cheiro de queimado e aproveite a camada de cima.

  • Salgou demais a sopa ou o ensopado?

Coloque duas batatas em pedaços para cozinhar com a sopa. Adeus sal em excesso.

  • Caldo de feijão ficou ralo?

Desmanche uma colher de chá de farinha de trigo em um pouco de água fria e acrescente ao feijão. Deixe ferver.

  • O bolo grudou no fundo da forma e quebrou ao desenformar?

Forre com papel-alumínio a mesma assadeira em que o bolo foi assado. Coloque pedaços do bolo no fundo, espalhe o recheio, acrescente mais uma camada do bolo, depois outra de recheio e termine com mais uma de bolo. Feche o papel-alumínio, aperte bem e leve à geladeira de um dia para o outro.

  • Colocou muito sal ou pimenta?

Adicione uma colher de açúcar e uma de vinagre ao prato. Pronto, problema resolvido.

  • Queimou a batata ao cozinhar?

Se a batata queimou durante o cozimento, mas ainda não estava completamente cozida, saiba que é possível contornar o problema. Primeiro, descarte a parte queimada. Coloque as partes não-queimadas em outra panela com água limpa e leve ao fogo novamente para ferver. Quando a batata queima, mas já está cozida, basta desprezar a parte queimada.

Fonte: Neusa Barberini, Consultora Gastronômica. 

Um comentário:

  1. ahahahahah
    esta de colocar açúcar quando se exagera no sal eu faço muito!!!!

    ResponderExcluir