quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Hambúrgueres caseiros!

Quem disse que hambúrguer bom é só o do Mc Donalds?! Ou que para comer hambúrguer em casa é só aqueles congelados que compramos no mercado?! Na-da disso!! Dá sim para fazer hambúrgueres deliciosos e agradar todos os amigos. Na internet há dezenas de receitas, há hambúrgueres de picanha, hambúrgueres de soja, enfim para todos os gostos... mas a receita que trago para vocês é bem simples, aquela para fazer quando a geladeira estiver quase vazia ou quando a criatividade não estiver trilhando o caminho culinário: Hambúrguer caseiro de carne moída (ou guisadinho para os gaúchos hehe).


Hambúrguer Caseiro de Carne Moída.
Modalidade: fácil
Tempo: 10 minutos de preparo + 30 minutos de cozimento (+ ou -)

Em uma bacia, coloque a quantidade de carne moída que você quer usar (de acordo com a quantidade de pessoas que irão comer, eu utilizei meio quilo que rendeu 10 hambúrgueres gordos). Junte a isto temperinhos  de sua preferência tudo a gosto, eu utilizei: sal, pimenta preta, açafrão, páprica doce, alho, alecrim e mostarda. Foi um tempero generoso, o alecrim domina o sabor, então se você não é muito adepto dele não aconselho usar. Misture tudo com as mãos. Acrescente nessa mistura farinha de rosca (também conhecida como farinha de pão) e vá separando pedaços de carne e modelando seus hambúrgueres. Aconselho ir adicionando mais farinha conforme eles forem se modelando, para ficar bem empanadinho. 

Unte uma forma com azeite de oliva (ou azeite comum, caso você não goste de azeite de oliva) e vá dispondo dos hambúrgueres ali, não muito perto um dos outros. Após colocar todos eles, regue com mais umas pitadas de azeite por cima. Asse em fogo alto. É necessário ficar cuidando e dando umas viradas para ele ficar crocante de ambos os lados (improvisando uma grelha hahaha), desligue quando ele estiver douradinho. Ahh se seus hambúrgueres ficaram muito "gordinhos", cuide para não ficar mal passado (a não ser que queira), baixando o fogo para melhorar o cozimento. 

Fácil né?! Está preparado o churrasco dos americanos hahaha Aqui aproveitamos o momento gordice e fizemos umas batatas fritas para acompanhar. Servidos? ;)


3 comentários:

  1. tua salada ali é kani e alface? aqui em casa sempre fazemos esses hamburguers caseiros, muuuuito mais gostosos!! :)
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Simm, amamos comer kani e alface de saladinha! :)

    ResponderExcluir