quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os grandes mercados de rua!


Pensaram que eu tinha esquecido das dicas de viagens?! Tem tanta coisa boa para contar, que vou deixando os posts para outra hora e acabo não fazendo. Mas vamos diminuir um pouco essa dívida falando dos mercados de rua. Lá pela Europa é comum você se deparar com grandes feiras e mercados que oferecem de tudo (até a mãe haha). Aqui essa cultura vem se popularizando, como o brick da redenção em Porto Alegre e as feirinhas de artesanato que acontecem aqui em Santa Maria eventualmente.

Lá por Londres eu tive a oportunidade de conhecer alguns desses mercados, mas acredito que muitos deixei passar pela quantidade de lugares que tinha para conhecer, inclusive um dos mercados que deixei para a próxima viagem à terra da rainha foi o Covent Garden Market, que nos lembra muito (pelas fotos) um mercado público, comum em capitais aqui no Brasil.

Covent Garden market
Três mercados tive a oportunidade de conhecer. O primeiro e talvez mais famoso de todos é o Camden Market, localizado no bairro de Camden Town (famoso pela cantora Amy Winehouse). A diversidade cultural lá é incrível e confesso que fui lá várias vezes para conseguir ver todos os cantinhos e aproveitar seus preços e gastronomia. Então recomendo que quem vá para Londres jamais deixe de conhecer esse pedacinho único da cidade, e vá sem pressa, fique para almoçar. A variedade gastronômica é incrível, vão desde barraquinhas mexicanas e chinesas até a barraquinha brasileira! Não se intimide, porque lá eles tem a prática de ficar gritando para as pessoas oferecendo pedacinhos de comida para experimentar, é normal. Eu recomendo então provar yakisoba, fish and chips e, se você estiver a muito tempo longe da terrinha aqui, aproveite a coxinha de frango da barraquinha brasileira. Ah não deixe de olha atentamente todos os preços, você sempre vai achar algo mais barato e é possível que enquanto você for saindo das lojinhas o vendedor comece a diminuir os preços e até a fazer a pergunta: “quanto você quer pagar?”.

Tube Underground: Northen line, station Camden Town.
Saindo da estação você já está no fervo do mercado.

Camden Market
Outro mercado que conheci, também famoso pelo filme “Um lugar chamado Notthing Hill” é o Portobello Road Market. Esse mercado eu confesso que fui mais pelo filme, nem sabia o que poderia encontrar por lá. E o que vi foram muitas quadras com barraquinhas na calçada e ofertas de antiquários, artesanato, discos de vinil, brechó, sebo além de barraquinhas de feira com verduras fresquinhas e também gastronomia variada, de cupcakes a camarões empanados. Também tem músicos de rua e milhares de turistas misturados com o povo de lá mesmo. Achei um mercado meio desorganizado, visto que os carros passam na rua e quase matam de susto os turistas desavisados. Além de que, o horário de funcionamento é meio variado, pois cada um “monta a sua tenda” conforme quer, então eles indicam conhecer o mercado aos domingos, quando a maior parte está aberta. Então, se você é fã do filme ou tem bastante tempo para passear na cidade, conheça, caso contrário deixe para uma próxima vez.

Tube underground: Circle line, District line ou Hammersmith & city line, station Westbourne Park ou station Ladbroke Grove.
Não é fácil localizer o Mercado, tem que seguir placas ou o fluxo de pessoas, vale dar uma olhadinha no Google maps antes de ir. ;)

Portobello Road Market
 Por último e sem querer (tentando ir até a Tower Bridge) conheci o Borough Market. Dei mancada e não tirei nenhuma foto deste mercado, mas o tio Google nos ajudou nessa. Esse é aquele mercado que a gente sempre imagina, que a gente vê nos filmes e acha o máximo. Ele fica embaixo de uma ponte (em cima passa o overground, faz um barulhão de dar medo), e é exclusivamente de gastronomia. Lá tem barraquinhas de queijo, carne, verduras e também de comidas prontas como tortas e pães. Além de uma variedade de outras culinárias que nem mesmo sei o nome. É um mercado mimosinho mas que em finais de semana fica abarrotado de gente (tive que voltar lá outro dia para vasculhar um pouco mais e dei esse azar) Então recomendo que vá num dia de semana, quando estiver com vontade de passear pelo Tâmisa (e se for inverno, agasalhe-se bastante, o vento é muito frio). Vale a pena conferir.

Tube Undeground: Jubilee line, Northen Line, station London Bridge.
A estação é enorme, mas não se apavore. É bom dar uma olhada no Google maps, mas como falei eu achei sem querer, não é tãoo difícil então. Ao invés de seguir para o lado da Tower Bridge (o lado que tem a London Dungeon e a London Bridge Experience, os museus de terror de Londres), você chegará numa extensa rua e do outro lado haverá uma igreja, atravesse e veja que do lado dessa igreja há uma escadinha que vai para baixo da ponte e você chegará ao mercado. :)

Borought Market
Bom, o post ficou longo, mas pelo menos compensou a falta de posts sobre viagens né. Vou tentar fazer outro o quanto antes, aguardem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário