quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Brigadeiros à Cosme e Damião!


Hoje é dia de Cosme e Damião (perdoem o avançado da hora, o único tempo que tive para o post de hoje). Para quem não sabe, no dia dos santos gêmeos há o costume (não muito explorado no Brasil) de enfeitar os templos religiosos com bandeirolas alegres e dar agrados doces as crianças. Em homenagem a esta tradição, pesquisei algumas receitinhas inovadoras do tradicional doce que faz sucesso entre as crianças: o brigadeiro (negrinho para os gaúchos)!

Então como já não dá mais tempo para fazer os docinhos hoje, você pode planejar para o final de semana e continuar a farra com a criançada. Anotem os ingredientes e divirta-se! :)


Brigadeiro de Limão

1 lata de leite condensado
1 gema
3 colheres de sopa de suco de limão coado
Confeitos

Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem para de mexer, até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar e enrole as bolinhas com confeitos.

Brigadeiro de paçoca

1 lata de leite condensado
50g de paçoca triturada
10g de manteiga
1 gema

Em uma panela em fogo baixo, junte a manteiga, a gema e o leite condensado. Misture bastante e em seguida inclua a paçoca triturada. Deixe esfriar e enrole com o que preferir.

Brigadeiro de café

1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de café em pó solúvel
10 mil de água
20g de manteiga sem sal
confeitos

Dissolva o café na água e reserve. Misture os demais ingredientes e leve ao fogo por aproximadamente 8 minutos ou até dar o ponto de  brigadeiro. Adicione o café dissolvido e misture por mais um minutos. Retire o brigadeiro da panela e coloque em um prato untado com a margarina por aproximadamente 8 horas. Faça bolinhas e decore com confeitos.

Brigadeiro de leite em pó

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
200g de chocolate branco picado
1 xícara de leite em pó
1 colher de anteiga sem sal

Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa sem parar até dar o ponto. Deixe esfriar e enrole (dica: passar no leite em pó após enrolar).

Achei no GNT

Um comentário: