sexta-feira, 20 de julho de 2012

Uma ideia para o final de semana: NHOQUE!


Que tal aproveitar o final de semana, o friozinho e reunir os amigos em volta da mesa para um bom prato de nhoque?! Admito que essa receita, por mais que aparente simplicidade é trabalhosa e faz uma sujerada na cozinha, maaaaaaaas o resultado é magnífico de repetir inúmeras vezes e receber elogios de chef. Então amigos, vistam o avental e dominem a cozinha, a comemoração é de vocês. :)

(Essa receita é uma adaptação da receita que passou no programa da Angélica, Estrelas, onde o Chef Claude Troisgros ensinou o Nhoque de La meme forte.)

Para começar definam qual será o acompanhamento do nhoque, ou seja, o tipo do molho que irá completar o prato. O Chef Claude Troigros fez um molho de tomate com palmitos e manjericão, divino. Já eu escolhi fazer um molho bolonhesa, pois aqui em casa somos apaixonados por carnes, e achei que para esse prato cabia esse molho. Volto a dizer, utilizem a criatividade para implementar o prato, escolham os ingredientes que vocês mais gostam e misturem com molho vermelho e tente fazer um acompanhamento único. Tudo vale!

Então vamos ao nhoque. Veja a quantidade de pessoas que irão apreciar o prato e separa as batatas (pode fazer uma média de 1 batata por pessoa). Envolva as batatas uma a uma em papel laminado, coloque numa forma e ponha para assar em forno médio. Segundo o Chef, assim as batatas ficam mais consistentes pois não sugam a água do cozimento. Para saber se a batata está pronta, o velho truque do palito de dente, se enfiar todo ele e sentir a batata macia, tá pronta. 

Daí passamos a massa. Amasse as batatas como purê e acrescente três gemas, parmesão ralado, muçarela ralada, sal, pimenta e noz moscada a gosto. Aos poucos vá colocando farinha de trigo e misturando para conseguir uma massa homogênea e bem consistente. Tá pronta! Agora pegue poucos pedaços de massa e enrole com a mão, depois vá cortando com uma faca em pedacinhos pequenos.

Em uma panela deixe uma água salgada ferver. Quando estiver pronta vá adicionando os nhoques, eles ficarão lá no fundo da panela, quando estiverem cozidos irão subir ao topo, daí você tira eles e coloca em uma bacia de água fria. Cuidado, isso acontece rapidamente! Faça essa parte em pequenas porções de nhoques. Quando você tirar da água fria (não precisa ficar muito tempo) enxugue eles num guardanapo de papel. 

Nhoques já prontinhos!
Agora é só colocar os nhoques cozidos numa travessa, colocar o molho por cima e cobrir com muçarela e parmesão ralados. Ponha no forno de novo para o molho encorpar e o queijo derreter e sirva com arroz branco. Deixe seu final de semana delicioso! :)

Servidos?!

Um comentário: