quarta-feira, 18 de julho de 2012

O incrível mundo dos temperos!



Um post super interessante que vi no Na Minha Panela e resolvi trazer para vocês, afinal quem não gosta de uma comida bem temperadinha, com gostinho caseiro e muito amor?! Então aproveita as dicas e saiba como combinar o tempero certo para a comidinha que está preparando. ;)

"Manjerona: Vitelo, pães, batata
Louro em folhas: Carne de porco, molhos, caldos
Sálvia: carnes vermelhas, de porco, frangos, galinhas, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Para aromatizar vinagres, salsichas, queijos e pães.
Tomilho: Carne de cordeiro e carnes assadas em geral
Estragão: carnes vermelhas, de porco, frangos, galinhas, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Para aromatizar vinagres, salsichas, queijos e pães.
Alecrim: Carnes de cordeiro, porco, cabrito, pães e molhos
Mostarda em grão: Peixes e carnes brancas
Ervas finas: Carnes servidas ao ponto, como rosbife
Erva doce: Salmão, massas
Orégano: utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e é claro na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.
Anis estrelado: porco, pato, peixes, frutos do mar, pães, biscoitos, doces, geleias e gelatinas. Também usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas.
Bouquet garni: Usado para aromatizar, sem deixar vestígio dos temperos. Faça o bouquet e remova no final da preparação
Manjericão: Suas folhas secas são usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos . Fresca usa-se no preparo de saladas, pizzas, massas, e carnes. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela,tomate fresco…
Aipo ou salsão: Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas. Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos.
Cardamomo: sopas, picles, carnes de porco, fígado, peixes, pães, biscoitos, bolos e cremes. É utilizada no café árabe e para aromatizar licores.
Casca de laranja: Desidratada é ideal para pudins, mousses, bolos, biscoitos, molhos e sorvetes.
Curry: mistura de várias especiarias tais como: manjericão, coentro, gengibre, páprica, cominho, cúrcuma, pimenta-do-reino, cravo, canela, cardamomo e noz- moscada. É usado molhos, carnes, peixes, aves, sopas e pratos com ovos e queijos.
Herbes de Provence: mistura de ervas frescas ou secas como o tomilho, alecrim, louro, manjericão, segurelha e alfazema. Usada em molhos, para temperar salada, grelhados, carne de porco e de cordeiro.
Kümmel: pastas de queijo, chucrute, repolho, no preparo de carnes, aves assadas, sopas de legumes, saladas, marinados, biscoitos, patês, pães e bolos.
Páprica: A páprica doce é usada em carnes, peixes, sopas, canapés e molhos. A páprica picante é usada em peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos e no preparo do goulash.

Dicas :
-Não compre em grandes quantidades, pois estragam, perdem a cor e o sabor.
-Para conservar por mais tempo, guarde na geladeira
-Evite comprar por peso. A chance de criar bichinhos é maior. Prefira saquinhos individuais."

Um comentário: